tabela de pesos

domingo, 19 de outubro de 2008

Efeito Sanfona nas dietas para emagrecer

O que é o efeito sanfona?

O efeito sanfona, também conhecido como efeito "io-io", é a repetida perda e ganho de peso como resultado das dietas para emagrecer. O efeito sanfona pode variar de pequena perda e recuperação de peso (2 a 4,5 kg por ciclo) até grande quantidades de 22 kg ou mais por ciclo.

Alguns estudos relacionam o efeito sanfona a alguns riscos para a saúde. Para evitar esses riscos potenciais, a maioria dos especialistas recomenda que os adultos obesos adotem hábitos de alimentação saudável e atividade física regular para manter um peso saudável por toda a vida. Os adultos não-obesos também devem tentar manter o peso através de uma alimentação saudável e atividade física regular. 

Caso eu recupere o peso perdido vai ser ainda mais difícil emagrecer novamente?

Uma pessoa que perde e ganha peso repetidas vezes não deve ter maior dificuldade ao tentar alcançar e manter um peso saudável do que aqueles que estão tentando emagrecer pela primeira vez. A maioria dos estudos mostra que o efeito sanfona não afeta a taxa metabólica da pessoa - a taxa na qual o corpo queima combustível (comida) para obter energia. Baseando-se nessas descobertas, o efeito sanfona não deve afetar o sucesso dos esforços futuros para emagrecimento. O metabolismo, porém, diminui à medida que a pessoa envelhece. Além disso, pessoas mais velhas geralmente são fisicamente menos ativas do que quando eram mais jovens. Independentemente da sua idade, realizar atividades físicas regularmente e manter hábitos saudáveis de alimentação, como parte integrante de sua vida, irá ajudá-lo a emagrecer e melhorar a sua saúde geral. 

O efeito sanfona irá me deixar com mais gordura e menos músculos do que se eu nunca tivesse feito dieta?

Ainda não foi provado que o efeito sanfona aumenta a quantidade de tecido gorduroso em pessoas que perdem e recuperam o peso. Estudos têm mostrado que, depois de um ciclo do efeito sanfona, aqueles que retornaram ao peso original ficam com a mesma quantidade de gordura e tecido magro (músculos) anterior. Pessoas que exercitam-se durante o ciclo de perda e ganho de peso podem até ganhar músculos.

Algumas pessoas preocupam-se que o efeito sanfona possa colocar mais gordura em volta da região abdominal. Aqueles que tendem a carregar o excesso de gordura na área do estômago (forma de maçã), ao invés de na região das coxas e ancas (forma de pêra), são mais propensos a desenvolver diabetes tipo 2, enfermidades cardíacas e pressão sangüínea alta. Entretanto, estudos não descobriram que depois de um ciclo de perda e ganho de peso as pessoas teriam mais gordura ao redor do estômago do que antes.

O efeito sanfona é nocivo à minha saúde?

Alguns estudos sugerem que o efeito sanfona pode aumentar o risco para certos problemas de saúde incluindo pressão alta, colesterol elevado e enfermidade na vesícula biliar. Para adultos que não estão obesos e nem têm problemas relacionados ao excesso de peso, especialistas recomendam manter um peso saudável para evitar riscos potenciais associados ao efeito sanfona. Adultos obesos, porém, devem continuar a tentar alcançar ao menos uma modesta perda de peso para melhorar a saúde geral e reduzir o risco de desenvolver enfermidades relacionadas à obesidade.

Perder e recuperar o peso pode ter efeitos psicológicos negativos se você deixar-se ficar desencorajado ou deprimido. O efeito sanfona não deve ser o motivo para você "sentir-se como um fracasso". Ao contrário, é razão para você colocar em foco novamente as mudanças a longa prazo na sua dieta e nível de atividade física para ajudá-lo e manter-se livre dos quilos perdidos.


Ficar acima do peso é mais saudável do que o efeito sanfona?

Não se sabe com certeza se o efeito sanfona causa problemas de saúde. As enfermidades relacionadas à obesidade, por outro lado, são bem conhecidas. Elas incluem: 

  • Pressão sangüínea alta

  • Enfermidades cardíacas

  • Ataque cardíaco

  • Diabetes tipo 2

  • Certos tipos de câncer

  • Artrite

  • Enfermidade na vesícula biliar.

Nem todo o adulto que esteja acima do peso ou obeso tem o mesmo risco para doenças. Seja você homem ou mulher, a quantidade e localização da gordura juntamente com seu histórico familiar desempenham o papel de determinar seu risco de enfermidades. Especialistas concordam, porém, que mesmo uma perda de peso modesta de 10% do peso corporal durante o período de seis meses ou mais pode melhorar a saúde de um adulto que está acima do peso ou obeso.

Conclusões

São necessárias pesquisas adicionais sobre as conseqüências do efeito sanfona. Enquanto isso, se você está obeso ou acima do peso e sofre de problemas de saúde relacionados a isso, tente melhorar sua saúde ao conseguir um emagrecimento modesto. Embora o efeito sanfona possa ter algum impacto no risco de doenças, os problemas de saúde sérios relacionados à obesidade são claramente conhecidos. Se você precisa emagrecer, deve estar pronto para comprometer-se com mudanças para o resto da vida nos seus hábitos de alimentação e atividade física.

Se você não está acima do peso com problemas de saúde relacionados ao sobrepeso e nem obeso, mantenha o seu peso. Concentre-se em adotar hábitos alimentares saudáveis e de atividade física para promover a saúde para toda a vida e controlar o seu peso.

Fonte: http://www.copacabanarunners.net/

8 comentários:

Anônimo disse...

Oie!!!

...'Uma pessoa que perde e ganha peso repetidas vezes não deve ter maior dificuldade ao tentar alcançar e manter um peso saudável do que aqueles que estão tentando emagrecer pela primeira vez...'
Muito bom saber disso viu!

Boa semana pra vc, tudo de bom!
Beijos ;**

Rafaela :) disse...

Ótimas informações! Beijos e boa semana!

Gisele Martins disse...

Oiee.
Ótima semana Light.

BJOO:)

Sara disse...

oi Bia.. v se não some ;)
como ta a dieta??
bjão

Adelaide disse...

Oiê.......
Vim dar uma passadinha e verificar as matérias super interessantes que vc sempre coloca...
Conheço muito bem o efeito sanfona e não quero saber disso nunca mais!
Quero emagrecer e manter!
Beijokas lindinha!
Vitória

Ry ;) disse...

Bia,
nem me fale em efeito sanfona. Eu mesma engordei 7 kilos com isso. Mas agora vou lutar com todas as forças pra vencê-lo.
Beijinhos :*

Fafa disse...

Depois de tanto tempo estou dando uma bisoiada nos blogs.


Bom fim de semana!

Anônimo disse...

é essse efeito sanfona é fo.....