tabela de pesos

domingo, 19 de outubro de 2008

Efeito Sanfona nas dietas para emagrecer

O que é o efeito sanfona?

O efeito sanfona, também conhecido como efeito "io-io", é a repetida perda e ganho de peso como resultado das dietas para emagrecer. O efeito sanfona pode variar de pequena perda e recuperação de peso (2 a 4,5 kg por ciclo) até grande quantidades de 22 kg ou mais por ciclo.

Alguns estudos relacionam o efeito sanfona a alguns riscos para a saúde. Para evitar esses riscos potenciais, a maioria dos especialistas recomenda que os adultos obesos adotem hábitos de alimentação saudável e atividade física regular para manter um peso saudável por toda a vida. Os adultos não-obesos também devem tentar manter o peso através de uma alimentação saudável e atividade física regular. 

Caso eu recupere o peso perdido vai ser ainda mais difícil emagrecer novamente?

Uma pessoa que perde e ganha peso repetidas vezes não deve ter maior dificuldade ao tentar alcançar e manter um peso saudável do que aqueles que estão tentando emagrecer pela primeira vez. A maioria dos estudos mostra que o efeito sanfona não afeta a taxa metabólica da pessoa - a taxa na qual o corpo queima combustível (comida) para obter energia. Baseando-se nessas descobertas, o efeito sanfona não deve afetar o sucesso dos esforços futuros para emagrecimento. O metabolismo, porém, diminui à medida que a pessoa envelhece. Além disso, pessoas mais velhas geralmente são fisicamente menos ativas do que quando eram mais jovens. Independentemente da sua idade, realizar atividades físicas regularmente e manter hábitos saudáveis de alimentação, como parte integrante de sua vida, irá ajudá-lo a emagrecer e melhorar a sua saúde geral. 

O efeito sanfona irá me deixar com mais gordura e menos músculos do que se eu nunca tivesse feito dieta?

Ainda não foi provado que o efeito sanfona aumenta a quantidade de tecido gorduroso em pessoas que perdem e recuperam o peso. Estudos têm mostrado que, depois de um ciclo do efeito sanfona, aqueles que retornaram ao peso original ficam com a mesma quantidade de gordura e tecido magro (músculos) anterior. Pessoas que exercitam-se durante o ciclo de perda e ganho de peso podem até ganhar músculos.

Algumas pessoas preocupam-se que o efeito sanfona possa colocar mais gordura em volta da região abdominal. Aqueles que tendem a carregar o excesso de gordura na área do estômago (forma de maçã), ao invés de na região das coxas e ancas (forma de pêra), são mais propensos a desenvolver diabetes tipo 2, enfermidades cardíacas e pressão sangüínea alta. Entretanto, estudos não descobriram que depois de um ciclo de perda e ganho de peso as pessoas teriam mais gordura ao redor do estômago do que antes.

O efeito sanfona é nocivo à minha saúde?

Alguns estudos sugerem que o efeito sanfona pode aumentar o risco para certos problemas de saúde incluindo pressão alta, colesterol elevado e enfermidade na vesícula biliar. Para adultos que não estão obesos e nem têm problemas relacionados ao excesso de peso, especialistas recomendam manter um peso saudável para evitar riscos potenciais associados ao efeito sanfona. Adultos obesos, porém, devem continuar a tentar alcançar ao menos uma modesta perda de peso para melhorar a saúde geral e reduzir o risco de desenvolver enfermidades relacionadas à obesidade.

Perder e recuperar o peso pode ter efeitos psicológicos negativos se você deixar-se ficar desencorajado ou deprimido. O efeito sanfona não deve ser o motivo para você "sentir-se como um fracasso". Ao contrário, é razão para você colocar em foco novamente as mudanças a longa prazo na sua dieta e nível de atividade física para ajudá-lo e manter-se livre dos quilos perdidos.


Ficar acima do peso é mais saudável do que o efeito sanfona?

Não se sabe com certeza se o efeito sanfona causa problemas de saúde. As enfermidades relacionadas à obesidade, por outro lado, são bem conhecidas. Elas incluem: 

  • Pressão sangüínea alta

  • Enfermidades cardíacas

  • Ataque cardíaco

  • Diabetes tipo 2

  • Certos tipos de câncer

  • Artrite

  • Enfermidade na vesícula biliar.

Nem todo o adulto que esteja acima do peso ou obeso tem o mesmo risco para doenças. Seja você homem ou mulher, a quantidade e localização da gordura juntamente com seu histórico familiar desempenham o papel de determinar seu risco de enfermidades. Especialistas concordam, porém, que mesmo uma perda de peso modesta de 10% do peso corporal durante o período de seis meses ou mais pode melhorar a saúde de um adulto que está acima do peso ou obeso.

Conclusões

São necessárias pesquisas adicionais sobre as conseqüências do efeito sanfona. Enquanto isso, se você está obeso ou acima do peso e sofre de problemas de saúde relacionados a isso, tente melhorar sua saúde ao conseguir um emagrecimento modesto. Embora o efeito sanfona possa ter algum impacto no risco de doenças, os problemas de saúde sérios relacionados à obesidade são claramente conhecidos. Se você precisa emagrecer, deve estar pronto para comprometer-se com mudanças para o resto da vida nos seus hábitos de alimentação e atividade física.

Se você não está acima do peso com problemas de saúde relacionados ao sobrepeso e nem obeso, mantenha o seu peso. Concentre-se em adotar hábitos alimentares saudáveis e de atividade física para promover a saúde para toda a vida e controlar o seu peso.

Fonte: http://www.copacabanarunners.net/

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Emagrecendo...


Olá meninas, como vcs estão?? Firmes na dieta?
Eu estou super bem, graças a Deus, ja eliminei 11 quilos. É tão boa a sensação de me ver no espelho e me sentir bonita. Na semana passada uma amiga minha estava me observando e soltou a máxima: "Bia, eu nao tinha observado antes... mas vc é bonita!!" Poxa, eu fiquei feliz e triste ao mesmo tempo, e veio a indagação em minha mente: "A gordura 'esconde' a beleza das pessoas?" Infelizmente esconde...

E para comemorar minha perda de peso fui a uma pizzaria... kkkkkkkkkk   Loucura né? Fui e comi 2 pedaços de pizza =P Eu estava tao alto astral que me incorporou um espirito de modelo e comecei a tirar um monte de fotos por lá.... Essa na foto sou eu na pizzaria =)

Um super beijo para todas e força na dieta!!!!

sábado, 4 de outubro de 2008

Emagrecer rápido - alerta sobre emagrecer rapidamente

O grande sonho de muitas pessoas é emagrecer rápido. Porém, será que isso é mesmo recomendado? Há riscos para a saúde ao emagrecer rapidamente?

De forma geral, quanto mais rápido você emagrece, mais provavelmente recuperará o peso perdido. É o conhecido efeito sanfona, no qual a pessoa emagrece e engorda repetidas vezes.

Além disso, emagrecer muito rapidamente pode de fato fazer mal à sua saúde. Muitas pessoas que passaram por emagrecimento rápido tiveram efeitos colaterais como fadiga, constipação, náusea e diarréia, mas o mais sério deles foi aformação de cálculo biliar. Estudos ainda indicam que emagrecer rapidamente pode aumentar o nível de colesterol na vesícula biliar e diminuir a capacidade de contrair e expelir bile. Emagrecer rápido também pode ocasionar perda de massa magra.

A menos que seu médico o aconselhe a isso, não procure programas de emagrecimento e dietas que prometem emagrecer muito rapidamente. Para um emagrecimento saudável e seguro procure não emagrecer mais do que 1kg por semana.

Especialistas concordam que o melhor para obter um peso saudável é seguir uma dieta balanceada e realizar atividade física regularmente.

Emagrecimento rápido, através de dieta de muito baixas calorias (hipocalórica), só é aconselhado sob supervisão médica geralmente em pessoas com índice de massa corporal (IMC) maior do que 30. Emagrecer rápido também pode ser indicado para pessoas com o IMC entre 27 e 30 que têm problemas médicos como resultado do excesso de peso.

Fonte: http://www.copacabanarunners.net